Com novas tecnologias surgem novas possibilidades e, a partir daí, cabe ao empreendedor orquestrar as mudanças que, ancoradas nas novas possibilidades, geram novos produtos, serviços e mercados.
Como o músico que descobre um novo instrumento e pode criar novas melodias, as diversas tecnologias recém surgidas permitem ao empreendedor combiná-las gerando novos produtos, serviços, modelos de negócios, operações mais eficientes e até mesmo a ruptura com o status quo para criar novos e impensáveis mercados.
Mas qual a possibilidade de um músico solo criar algo realmente novo quando, sozinho, ele não tem condições de mesclar instrumentos e unir possibilidades?
Ao pensar inovação é importante estarmos abertos à possibilidade de ‘unirmos forças’ para que seja criado um ecossistema formado por participantes fortes e competentes em cada uma das possibilidades a serem consideradas para a maximização de resultados.
Sem deixar de destacar a beleza de uma boa capela mentalize a magnitude e as infinitas possibilidades de uma sinfônica e pense sobre “Como a banda toca?” para compor sua próxima inovação. É tempo de repensar!
Fernando Campos
CEO