Nestes últimos 2 anos de pandemia pelo Covid-19, podemos observar grandes mudanças no mercado de e-commerce, e o quanto essas mudanças nos ensinaram, que para nos mantermos firmes no jogo é preciso se reinventar!
Neste cenário de distanciamento social e restrições impostas para combater a pandemia, trouxeram muitos prejuízos as empresas instaladas no Brasil, muitas reduziram seu quadro de funcionários, produtos e serviços e muitas outras, foram obrigadas a baixarem as portas por falta de planejamento ou por não terem uma segunda opção de influência no mercado de atuação. Mas, há aquelas que mesmo não tendo se planejado antecipadamente para o cenário em que vivemos, optaram por encarar esta nova realidade e passaram a investir em e-commerce, garantindo a recuperação de suas vendas, ou a maior parte do que se havia perdido por conta da pandemia, além de garantirem presença e visibilidade!
Pesquisas apresentadas no evento (Potencialize E-commerce), mostram que houve um crescimento 145% no primeiro semestre de 2020 em comparação ao ano de 2019, isto significa que são mais de +150 mil novas lojas online com uma estimativa de movimentação de +130 bilhões de reais no mercado brasileiro
Outras pesquisas como da consultoria IDC, apontam que mais de 52% dos brasileiros pretendem fazer mais compras online, aumentando de maneira significativa este percentual até o fim de 2020..
Existe um futuro que está muito próximo de nós, pois as mudanças e os aprendizados deste novo cenário norteia-nos a mais oportunidades de emprego no e-commerce, como; atendimento ao cliente, logística e tecnologia, empresas com transformação digital e consultores especializados, novas estratégias em lojas físicas, criando novas experiências de compras conjugadas a produtos, serviços, teste de novos produtos, retiradas etc…
Então, como podemos nos reinventar?
O mercado brasileiro assim como os mercados de grandes países, está em profundas mudanças digitais, estamos com novos hábitos de consumo, buscando compras mais rápidas e inteligentes, com plataformas que forneçam produtos e serviços baseados em histórico e comportamentos, estamos aprendendo rápido e descobrindo que a facilidade é o que desejávamos e não sabíamos… Mas descobrimos!
É horas de aproveitar o momento e buscar mudanças, observar nosso mercado de atuação, entender a importância de como nosso consumidor interage com nossos serviços e produtos e o quanto isso vale como estratégia de reinvenção de negócios.
Veja algumas dicas que te ajudarão a repensar novas oportunidades de negócios:
Conheça o caminho do consumidor antes dele chegar ao carrinho de compras e pense em estratégias que possam melhorar a experiência digital.
• Utilize ferramentas para avaliar as tendências do mercado.
• Invista em campanhas de marketing digital.
• Posicione sua marca através das redes sociais. Elas são ótimas aliadas!
• Invista em pré e pós vendas, fidelize seus clientes. Afinal, clientes fidelizados geram recorrência, poupando recursos para novos leads.